terça-feira, 18 de outubro de 2011

O espaço Geográfico – Ensino e representação.

Resenha do livro: O espaço Geográfico – Ensino e representação.
De Rosângela de Almeida Doin e Elza Yasuko Passini.




- TIA ADELAIDE.
-  FALTOU!!!

   Até agora, a geografia ensinada na escola é uma matéria imagística e paisagística, ou ainda, como se diz em artes plásticas, especialmente em pintura, o estudo de uma “natureza morta”, que desconsidera completamente o homem e trata as cidades como anomalias ou como um domínio sagrado de outra disciplina e que não pode ser “invadido”.
   O novo parâmetro curricular para o ensino de geografia reconhece o homem como beneficiário e força transformadora do espaço geográfico, para a sua sobrevivência e seu desenvolvimento, influenciando-o e sendo influenciado por esta natureza, também viva, que lhe apresenta desafios e possibilidades. A geografia é, portanto, uma ciência social. O homem estuda-a para compreendê-la e compreender a si mesmo: o espaço é para o homem e vice-versa, e ambos transformam-se e evoluem nesta relação; a escola tem um papel humanizador e a geografia aí está para prestar a sua contribuição; saibamos aproveitá-la. 
              As autoras, nesta obra, apresentam uma discussão sobre a forma de ensinar e representar a geografia no espaço escolar. Sua abordagem considera três pontos fundamentais na elaboração dinâmica do aprendizado desta disciplina através de atividades que possibilitem ao aluno a apropriação dos conceitos e da práxis relacionados a esta ciência, com uma compreensão contextualizada e exercitada pelo próprio aluno, partindo sempre de um tema ou problema presente na vida deste e que engloba outros tempos temas e espaços, relacionando a geografia com todas as temáticas da grade curricular, proporcionando-lhe um conhecimento amplo e integrado da realidade que o envolve. Estes três pontos levam em conta, em primeiro plano, o conhecimento espacial que a criança adquiriu até então; o contexto sócio-cultural, e por fim, o conteúdo acadêmico (formal) ensinado pela escola.


http://www.youtube.com/watch?v=UVab41Zn7Yc

Francisco de Assis França, Chico Science, Idealizador do movimento mangbeat, que, na década de 1990 , fez uma leitura crítica da geopolítica do recife visando tirar a sua cena cultural da lama.






José Filho





Nenhum comentário:

Postar um comentário