Em 9 de abril de 1953 a empresa italiana Iso Automoveicoli, fabricante de motocicletas e triciclos comerciais, apresentou o automóvel Isetta, projetado pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu colaborador Pierluigi Raggi.

Em 1955, a indústria brasileira Máquinas Agrícolas Romi sob licença da empresa italiana trouxe a idéia de fabricar o Isetta no Brasil.
Em 1956 a indústria automobilística brasileira fabricou seu primeiro carro, denominado Romi-Isetta. Era fabricado em Santa Barbara do Oeste, interior de São Paulo. Ele tinha apenas uma porta na frente e suportava o motorista e um passageiro.

Em 1959, a Romi passou a utilizar motores BMW, pouco tempo depois, a BMW rompeu com a parceria, ficou aí uma decisão difícil para, continuar com a produção ou deixar de lado a fabricação do Romi, seguir sem parceria não seria possível, então em 1961 encerraram a fabricação do Romi-Isetta. Foram fabricados no Brasil cerca de 3.000 unidades.
Na indústria Romi utilizavam a produção em série, criação esta de Henry Ford em 1863, desenvolveu a Fabricação em série, em larga escala e que tivesse preços acessíveis aos consumidores.
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Linha de montagem em Santa Barbara do Oeste (Produção em série) |
Fontes: Disponível em:
http://ciadecarros.wordpress.com/2010/11/10/a-industria-nacional-i/
http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/09/minicarro-romi-isetta-complea-55-anos-e-ainda-guarda-segredos.html
Janaína Souza
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