segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A impunidade de ontem reflete nos dias atuais

O filme “A história oficial” retrata a historia de uma professora que tem uma filha adotiva de cinco anos. Seu marido trouxe a menina ainda bebê, a professora começa a buscar a origem da criança e entra em crise quando suspeita que a menina possa ter sido tomada de pais desaparecidos durante a ditadura na Argentina. A mesma reencontra  uma antiga amiga que vivera longe do país, que torturada pelos militares nunca esqueceu os dias de agonia e os traumas do passado. No colégio onde a professora leciona, os alunos a desafiam com fatos que revisionam a história, enquanto isso, os grupos de apoio às famílias estão diariamente em passeatas exigindo a verdade. 
Então, ao descobrir que as mães presas acusadas de subversão, grávidas ou com filhos pequenos, tiveram seus bebês retirados de suas mãos começa a perceber que a menina, possa ser uma dessas crianças vítimas da ditadura.
Embora já tivesse outrora estudado sobre a história oficial, a qual já havia caído em nosso esquecimento, temos certeza que infelizmente no esquecimento também de outros tantos cidadãos, quando assistimos ao filme, sentimos raiva pela forma que se deu o seu final, porém, instigadas a recordar esse fato tão marcante, resolvemos pesquisar sobre o assunto, uma realidade, que lamentavelmente é fato e perdura ate os dias atuais, mesmo tendo passado tantos anos esse crime ainda se encontra sem resposta.
O filme é um marco na historia atual, passada e presente, se encontra na sombria face de um fantasma real.
As fraturas provocadas pela crueldade de um regime autoritário sempre estarão como nuvens sobre nossas cabeças, os traumas, as percas e as torturas que aqueles cidadãos sofreram, deixam marcas até os dias atuas em famílias, que muitos foram assassinados e outros tantos são considerados desaparecidos. Familiares que até hoje buscam por resposta ou que ao menos sejam lhe dado o direito de consumar seus lutos.
Estamos em 2011 e de acordo com a ouvidoria de policia, no primeiro semestre desse ano só em são Paulo a média diária de assassinatos de cidadãos por agentes da polícia militar ( PMS) foi de 0,96, quase todos impune.
A impunidade de ontem estimula os crimes de hoje, os direitos humanos foram violados e, portanto é imprescritível, que justiça sejam feitas, que as famílias tenham seus direitos consumados, que não fique apenas no papel, e que possamos ter no futuro professores capazes de trazer para seus alunos o conhecimento deste fato tão marcante que é “A historia oficial”.
 E fica aqui uma dica assistam o filme, pois vale a pena!
Debora Batista e Elaine Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário