quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pedagogia e Empresa, que casamento é esse?

Nos últimos tempos pedagogos têm deixado sua formação de professor/educador para usar a pedagogia no campo empresarial, mas o que faz um pedagogo em uma empresa?
O papel do pedagogo é o de facilitar a aprendizagem, criar formas e estratégias que garantam um conhecimento eficaz, conhecimento esse capaz de gerar mudanças tanto no âmbito comportamental, quanto no pessoal. Nas empresas isso nada mais é do que formar funcionários comprometidos com seu trabalho, e gestores mais prudentes, que valorizem esses funcionários.
O pedagogo empresarial vai juntar as técnicas adquiridas na graduação, às técnicas de outros profissionais, desenvolvendo projetos, coordenando equipes de diferentes formações, visando aprendizagens significativas, trazendo mudanças ao ambiente de trabalho definindo políticas permanentes de desenvolvimento.
Quanto mais o funcionário se sente valorizado em seu trabalho e recebe conhecimentos que aprimorem a sua função, mais produção ele fará, quanto mais à empresa investe na formação do funcionário mais produção e lucratividade terá, o que favorece os dois lados.
Henry Ford quando criou o processo de montagem de carros em serie a um baixo custo e em menor tempo, não estava pensando apenas em lucros, mas também em criar consumidores para seus produtos, apesar de criar uma linha de montagem repetitiva e consequentemente mais cansativa, diminuiu a carga horária e aumentou os salários, o que trouxe melhor qualidade de trabalho e garantiu mais consumidores para seus carros.
"Com sua filosofia de produção em massa, preços baixos, altos salários e organização eficiente do trabalho, Henry Ford apresentou ao mundo o maior exemplo de administração eficiente individual que a história conhece", definiu o professor Reinaldo O. da Silva, em seu livro Teorias da Administração.
Apesar de não ser um pedagogo, a teoria de Ford nos remete a entender a necessidade de bons pedagogos nas empresas, pessoas comprometidas com seu trabalho que de maneira humana irão interagir com empregadores e empregados, criando um casamento de qualidade entre patrão e empregado com um final sempre feliz, ou seja, um relacionamento onde todos se doam e todos saem lucrando.
Fonte: Disponível em:

Erika Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário