sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Matando sonhadores

Comentário sobre: Occupy wall Street

Entre tantas lutas populares, algumas procuram o bem comum (igualdade, justiça e etc.) outras não, seria uma utopia sonhar com um sistema justo?
   Estas marcas da proibição da “tinta vermelha” podem ser observadas quando pensadores ou sonhadores acabam em muitos casos sendo marginalizados em sua própria comunidade; destes muitos pensadores ou revolucionários temos:
Freire (1996): “As vezes temo que algum leitor ou leitora, mesmo que ainda não totalmente convertida ao “pragmatismo” neoliberal mas por ele já tocado, diga que, sonhador, continuo a falar de uma educação de anjos e não de mulheres e de homens.” (p. 17)
Marx: E a economia moderna que se tem em alta conta e não se cansa de zombar, insipidamente, do fetichismo dos mercantilistas, será ela menos vítima das aparências? O seu primeiro dogma não consiste em considerar que estas coisas (instrumentos de trabalho por exemplo) são, por natureza, capital, e que, pretender despojá-las deste carácter puramente social,é cometer um crime contra a natureza? (domínio publico, O Capital parte 1)
Slavoj Ziziek: Nossa mensagem básica é: o tabu já foi rompido, não vivemos no melhor mundo possível, temos a permissão e a obrigação de pensar em alternativas.(Blog da boitempo)
Chico Mendes: Em 22 de dezembro de 1988, exatamente uma semana após completar 44 anos, Chico Mendes foi assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa, quando saía de casa para tomar banho. Chico anunciou que seria morto em função de sua intensa luta pela preservação da Amazônia, e buscou proteção, mas as autoridades e a imprensa não deram atenção. (Wikipédia)
    Seria sonho ou direito para nós?A diminuição nos impostos que no Brasil chega as “alturas”, reforma agrária, moradia “humanitária”, descentralização dos poderes onde a sociedade não tem participação ativa, cuidado com a natureza e sua biodiversidade.
  Em ultimo momento querem limitar o direito de pensar, protestar com o que não concordamos e até de sonhar com uma nova sociedade que exista democracia.
Imagem disponível no blog boitempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário