quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Espaço que transforma a EJA

Imagem disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_6OnhkjD8zIQ/S19dFBeY0rI/AAAAAAAAAzI/
pudJ42Bhj7A/s400/aluno+da+eja+em+2009.JPG (editada por Janaína Souza)

Espaços de educação não formal, são lugares que apesar de não terem a infra estrutura de uma escola, se preparam e abrem espaço para que a educação possa chegar a todos.
Normalmente as pessoas que abrem as portas para este tipo de formação são pessoas preocupadas com seu próximo e com suas condições de vida, que por si só procuram formas de atender a necessidade de sua comunidade.
Assim é Lucio Fernandes de Lima, pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular em Vila São Pedro, professor de metal mecânica pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), há muitos anos tinha o projeto de abrir as portas da igreja para atender a necessidade de analfabetos da região, inclusive alguns membros da igreja. Pensando na importância do conhecimento para todos, pastor Lucio procurou a prefeitura de São Bernardo do campo para encontrar formas de transformar esse projeto em realidade.
Para alegria de todos obteve da prefeitura não só o apoio, mas também o patrocínio já que o salário da professora é pago por esta, alem de conseguir realizar outros projetos para serem oferecidos no local, como informática para a comunidade em geral.
Ao lançar o projeto para a comunidade alguns alunos já se inscreveram, mas faltava a professora, nessa busca com a ajuda da prefeitura encontrou a Professora Maria Aparecida que já havia lecionado na EJA (Educação de Jovens e adultos) e estava no momento sem aulas, ela logo aceitou o cargo começando na semana seguinte para alegria dos alunos inscritos, alguns analfabetos funcionais que já estudaram, mas que precisavam melhorar ou relembrar sobre escrita e leitura.
A professora nas aulas trata de assuntos diversos, do cotidiano dos alunos, o que facilita o aprendizado e faz com que este seja marcante, para não ser esquecido. Na aula em que visitei o espaço ela falava sobre a fabricação de sabão caseiro, usando listas de materiais na lousa, leitura dos ingredientes pelos alunos, e é claro mão na massa para preparar o sabão, que todos levariam para casa, receita de uma das alunas. Alem é claro de falar sobre sustentabilidade, já que no preparo um dos ingredientes é óleo de cozinha usado.
As concepções de Paulo Freire se fazem presente neste espaço desde a iniciativa deste pastor em levar conhecimento para pessoas da comunidade que não tiveram acesso em sua infância, até a formação educacional desta professora tão meiga, que trata seus alunos com respeito, e que faz com que no seu papel de educadora ainda sobre espaço, e tempo, para aprender com seus alunos. 
Vejam abaixo algumas fotografias:





 As aulas são ministradas de segunda a quinta-feira das 19h30min às 21h30min e o endereço é:
Rua Geronimo dos Santos, 34 Vila São Pedro – SBC – SP
Se tiver interesse entre em contato pelo e-mail: quadrangularvsp@yahoo.com.br
Conhece outro espaço de educação não formal próximo a sua casa?
Contate-nos no e-mail: meto2011.pedagogia@gmail.com.
Ficaremos satisfeitos em divulgar este trabalho.

Fotografias e texto: Erika Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário